Hotel Thermas Bonito Reservas Fale Conosco
História
Fauna Local
Eventos
Passeios
Fotos
 
   

Lagoa Santa e seu Histórico

Prepare-se para conhecer uma das mais belas Lagoas brasileiras: Lagoa Santa. Um arquipélago tropical, situado a 360km de Goiânia, que mistura todas as cores, ventos e sons. Rico na beleza, rico na história. O lugar onde a paz e a natureza escolheram para morar.

No inicio do século XIX os desbravadores sertanistas chegaram na região em busca das terras centrais do Brasil. Deve-se a Virgílio Martins Ferraz , fazendeiro, o feito de desbravar esse território que forma hoje, o município de Lagoa Santa, quando, entre 1880 e 1890 acompanhado de dois nativos saiu de Minas Gerais, viajando através de águas, aportaram nas proximidades do Córrego Fundo (hoje Fazenda Córrego Fundo e Fazenda Sossego).
O pioneiro e seus dois companheiros caçando na região de uma vazante, deslumbraram na mata ciliar, às margens do Rio Aporé, uma lagoa límpida de águas quentes e variedades de peixes. Banharam-se e sentindo sinais de melhora, descobriram então o poder medicinal das águas, motivo da origem do nome, Lagoa Santa. Com a descoberta do poder de cura das águas quentes e sulfurosas, houve um grande fluxo de pessoas vindo de várias regiões do Brasil em busca da cura milagrosa, devido as suas 33 composições naturais, comprovadas por análises científicas.
Então foi impulsionado a instalação de hotéis, mercados e farmácias, urgindo então o povoado às margens do Rio Aporé (Antigo Rio do Peixe). O Povoado foi elevado a Distrito através da Lei Estadual nº. 10.446 em 14 de Janeiro de 1988, tornando o Distrito de “Thermas do Itajá” Lei sancionada pelo então Governador Henrique Antônio Santillo. Tornou-se Município denominado Lagoa Santa pela Lei nº. 13.134 em Junho de 1997 sancionada pelo Governador Luiz Alberto Maguito Vilela, emancipada em 1997 com a sua primeira administração em 2001/2004.

INTERESSE CIENTÍFICO

Análise das águas da Lagoa Santa:

Conclusões: Segundo o Código de Águas Minerais, tendo em vista os resultados obtidos “In-loco” e os obtidos no laboratório, trata-se de uma água hipotermal (fonte hipotermal) potável sob o ponto de vista químico.

 


Praça Central Lagoa Santa - GO
Clique e veja mais fotos   Clique e veja mais fotos de Lagoa Santa
© Copyright 2006 - Hotel Thermas Lagoa Santa - Todos os direitos reservados